6 de out. de 2010

Desenvolver o Conteúdo Técnico Interativo de Ed. Ambiental Contextualizado ao Objetivo da Conservação das Águas em Unidades Rurais de Base Familiar




Evoluções científicas e tecnológicas juntamente ao crescimento da população humana originaram intensas mudanças nos valores e modos de vida da sociedade. Deste modo, efeitos de problemas ambientais tornaram-se reais e a concepção ambiental ampliou-se, permitindo à população novas formas de pensar. Neste contexto, o desenvolvimento da educação ambiental destaca-se como uma estratégia para uma solução da situação instável das questões ambientais e a reversão do processo de degradação. O proposto trabalho teve como objetivo desenvolver o conteúdo técnico interativo de educação ambiental contextualizados para a conservação das águas em unidades rurais de base familiar destinados a alunos do ensino fundamental destacando a importância destes conteúdos na vivência dos alunos e na percepção ambiental dos envolvidos. A metodologia utilizada partiu da construção de conteúdos técnicos interativos referentes ao tema Cobertura Florestal, através de uma das novas Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação, os blogs, seguido de uma aplicação deste material para alunos do ensino fundamental do município de Almirante Tamandaré/PR, avaliando a metodologia empregada e os recursos utilizados por meio de atividades como desenhos, discussões, análises e atividade prática de plantio de mudas na própria escola. A partir das atividades desenvolvidas é possível constatar a assimilação do conteúdo por grande parte dos alunos envolvidos e o alcance dos objetivos do projeto. Evidencia-se este alcance quando comparados momentos antes da aplicação do material por meio do blog e momentos depois da aplicação deste mesmo material, onde desenhos no primeiro momento identificaram apenas árvores, rios, animais e outros elementos naturais como percepção ambiental dos alunos, evoluindo para desenhos, num segundo momento, que representavam Áreas de Preservação Permanente, principalmente matas ciliares e áreas de Reserva Legal, todas temáticas trabalhadas por meio do blog. Desta forma, considerando o conteúdo técnico interativo e o espaço amostral foi possível constatar que o material desenvolvido tornou-se uma ferramenta positiva na forma de ensino e aprendizagem destinada ao aluno, possibilitando à difusão do conhecimento a partir de um conteúdo acessível, confortável, abrindo novas vias de comunicação, personalizadas e adaptadas a realidade de cada usuário.

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Gustavo Adriano Coura

Acadêmico do 8º período de Engenharia Ambiental

Relatório PIBIC

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